quinta-feira, 16 de outubro de 2008

MICOLOGIA (parte II)

O modo enigmático como os cogumelos surgem aparentemente do nada e a rapidez com que voltam a desaparecer, leva muitos de nós a considerá-los seres misteriosos, quase que oriundos de um acto de magia.

Lamento desiludir aqueles que preferem encarar as pequenas manifestações da natureza numa perspectiva mais romântica, mas nada há de esotérico com aquelas efémeras “criaturas” que encontram no aumento da humidade um importante aliado. Aliás, previamente convém esclarecer que não devemos considerar os cogumelos (ou carpóforos, também assim chamados nos meandros mais académicos) como seres individuais, mas antes uma das partes constituintes de um organismo complexo, mais concretamente como sendo as estruturas reprodutoras de algumas espécies de Fungos.

Nem sempre no decorrer da longa História da Ciência se consideraram os Fungos como seres distintos dos Vegetais mas, em 1969, a evolução dos conhecimentos sobre as suas características e processos vitais, resultou na sua classificação como um novo Reino à parte, apesar dos filamentos que os formam (denominados por hifas) serem praticamente imperceptíveis sem o auxílio do microscópio.

Não querendo fazer uso de termos e conceitos enfadonhos para definir os Fungos e a sua ecologia, peço-vos para elaborarem mentalmente um desenho de acordo com as seguintes alegorias: imaginem, sob o solo de uma qualquer floresta, um fragmento de uma teia de aranha (hifa) que se vai estendendo e desenvolvendo-se em várias ramificações até que completa a dita teia (micélio) por onde são absorvidos os nutrientes existentes naquele substrato – a toda esta rede de minúsculos filamentos densamente emaranhados poderemos chamar de Fungo; naqueles casos mais complexos, as ditas hifas especializam-se formando macroestruturas (visíveis) – os carpóforos (ou cogumelos) que, como já adiantei, mais não são do que os corpos frutíferos do próprio fungo, ou seja, assim como a macieira gera maçãs para se reproduzir, o fungo produz cogumelos para se multiplicar.

Feitas (muito resumidamente) as apresentações, passo ao assunto que me trouxe a este post: - a importância ecológica dos fungos na manutenção de uma floresta sã e na preservação do ambiente. Para tal, lembrei-me de aproveitar um excerto do texto que fui convidado a apresentar na (feliz) edição de um pequeno livro ilustrativo do Património Natural de Fão publicado no âmbito das festividades da minha terra. Assim:

«Ao contrário das plantas que “utilizam a luz do Sol” no seu processo de alimentação, os Fungos não são capazes de sintetizar a matéria orgânica. E também não fazem como os animais que obtêm o alimento através da ingestão. A alimentação dos Fungos processa-se por absorção. Assim, relativamente à obtenção da sua fonte de alimento, os Fungos podem dividir-se em três grupos: os Saprófitas, os Mutualistas e os Parasitas.



OS FUNGOS SAPRÓFITAS: - obtêm o seu alimento a partir da matéria orgânica, decompondo os resíduos complexos de plantas e animais mortos, reciclando-os para formas químicas mais simples que são por si absorvidos, contribuindo desse modo para a fertilidade do solo e para a higiene ambiental. Todos nós já nos apercebemos que os ramos das árvores, as folhas caídas e as carcaças de animais silvestres não se acumulam eternamente pelo pinhal – isso é o resultado do trabalho de um sem número de bactérias e também de deste género de fungos cuja acção acelera os processos de decomposição, prevenindo a proliferação de agentes patogénicos ou doenças através da manutenção da limpeza do ecossistema.











OS FUNGOS MUTUALISTAS: - podem associar-se a outros organismos de forma a que ambos beneficiem com essa relação e uma importante associação desse tipo são as micorrizas que se constituem através da união de um fungo à raiz de uma planta superior ou árvore. Estas fornecem alimento ao fungo que, por sua vez, retribui, fazendo aumentar o tamanho da raiz (logo maior área de absorção de nutrientes), contribuindo para a manutenção de mais humidade junto à raiz (essencial na alimentação das plantas), e criando uma “rede” em torno da raiz que a protege contra infecções de bactérias e outros agentes biológicos que podem ser nocivos à planta. Os cientistas acreditam que a quase totalidade das árvores de grande porte saudáveis tenham micorrizas. Não é raro apercebermo-nos que num pinhal onde existem muitos cogumelos as árvores crescem com maior vitalidade e vigor.


OS FUNGOS PARASITAS: - estabelecem relações com animais e plantas dos quais retiram alimento, saindo estes prejudicados, podendo ser-lhes causadas doenças ou a morte. Numa visão mais redutora, parecem ser os menos simpáticos dos fungos. Mas o que seria de uma floresta ou de um qualquer ecossistema sem agentes reguladores naturais das populações de outros organismos e que contribuem para a renovação constante da vida








Como vimos, é importantíssima a acção dos Fungos para o equilíbrio ambiental mas, além de dessa função, também são de extrema utilidade para o Homem. E é precisamente de alguns dos benefícios que poderemos obter dos nossos recursos fúngicos que falarei brevemente neste espaço.



ADVERTÊNCIA:
Além do que já referi anteriormente acerca das cautelas a ter para evitar constrangimentos, também importa referir que nunca deveremos colher cogumelos nas proximidades de campos agrícolas ou nos jardins, em virtude dos fungos terem a particular capacidade de acumular alguns tipos de poluição (p. ex. é comum a contaminação de cogumelos por metais pesados).


NOTA:
Identificação dos cogumelos por ordem de apresentação ao longo do texto
- Amanita panterina
- Macrolepiota procera
- Cantharellus cibarius
- Pholiota mutabilis / Kuehneromyces mutabilis..