quinta-feira, 5 de junho de 2008

Aplausos

Na sequência de uma providência cautelar interposta pela Associação Animal que visava restringir a exibição televisiva de touradas «o Tribunal de Lisboa proibiu a RTP de emitir antes das 22:30 a corrida de touros prevista para Domingo às 17:00 por considerar que o programa é violento e susceptível de influenciar negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescentes
(Agência Lusa 2008.06.04)

Não podia deixar passar esta excelente notícia sem manifestar um demorado APLAUSO, tanto mais que na respectiva sentença o Tribunal ordenou que a emissão só possa acontecer entre as 22:30 e as 06:00 e acompanhada de um identificativo visual permanente sob pena de a estação ter de pagar 15 mil euros e incorrer em pena de crime de desobediência qualificada. (Olé!)

Depois disto, estava a preparar um pequeno texto para ser aqui apresentado, onde iria fundamentar todo o meu sentimento de repulsa perante o espectáculo tão absurdo que é o de espetar uns ferros num animal, fazê-lo esvair-se em sangue e extasiarmo-nos com isso. Mas, afinal, para o efeito, não vai ser preciso esforçar-me.

Fui espreitar o fórum de comentários à notícia publicada no site do Jornal de Notícias onde, obviamente, participaram em força os defensores da barbárie, perdão, queria dizer das touradas. E foram precisamente eles próprios que me tiraram todas as palavras. Limitar-me-ei a transcrever alguns dos esforçados argumentos produzidos pelos respectivos intelectos (erros ortográficos incluídos):

- « o que é violento e inadequado para as crianças é haver anormais como voçês na sociedade portuguesa e mundial, sim que voçês são os que menos defendem os animais, são uns parasitas da socieade porque o que interessa é tacho, não brinquem com a intelegência das pessoas e muito menos escudarem-se nas crianças, voçês é que são os verdadeiros animais que precisavam de levar umas valentes chibatadas na vossa cabeça »

(Este foi de uma senhora a dirigir-se a quem aplaudia aquela decisão judicial.)


- « então e os morangos com açucar e os rambos e as guerras das estrelase tantos mais que são emitidos durante a tarde não tem violencio sua besta... »

(Este foi de alguém que se apresenta com um nome bélico.)


- « Quem é que a juíza pensa que é para tentar proibir algo que não é ilegal? Temos a PIDE de volta? Mas quê? Então podem ver o Wrestling a qualquer hora, o Dragon Ball, podem ir ao Youtube mas nao podem ver uma tourada? Essa juíza é mas é parvinha de todo. Já agora feche a Internet toda, desligue os canais de cabo, proíba os desenhos animados. Mais papistas que o Papa.É da responsabilidade dos pais saberem se podem ou não deixar os miúdos verem a TV. Agora vir com teorias pidescas. Abolir a tourada. Pois sim. Preocupem-se com coisas mais importantes, seus tachistas. »

(Este foi de outra senhora.)


- « Oh idiota.. sim tu tachista Miguel Moutinho, "inadequado" não existe no dicionário seu burro. Ou não tens tempo para ler? Nem tachista sabes ser? »

(O Miguel Moutinho é um ilustre membro Associação Animal.)


- « A ditadura das minorias, é sempre um problema. Quando um tribunal dá atenção a meia-duzia de patetas, sem noção do ridiculo, completamente ultrapassados, atacados por alguma molestia mental (já que social e culturalmente estão completamente fora de contexto), vale a pena perguntar por que razão os juizes não acautelam a sociedade de alguns perigosos delinquentes? »

(Este foi reincidente em comentários de igual nível.)


- « ... quem sabe se essa dita juiza e os Animais são daqueles que até aplaudem a liberdade de pedófilos, assassinos, violadores, etc... esses e outros mais é que são para estar na rua... Pior que uma tourada, que é para quem tem coragem, é o Dragon Ball e as pobres criancinhas vibram com os améns desses débeis mentais! »

(Mais uma senhora.)


- « QUE CAMBADA DE ATRASADOS MENTAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! »

(Que grande poder de argumentação! E de síntese!)


- « Eu sou defensor do sangue dos animais - até gosto de cabidela, veja lá! Não por sobrevivencia, porque podia comer outras coisas, é porque a natureza fez de mim carnivoro (omni). Olhe a pesca e a caça - são espectaculos horrendos, não acha? Vá ao tribunal, pode ser que esteja lá um destes "majistradozecos" e lhe dê razão! Ainda bem que fala nas crianças. Por que razão não se insurge contra o ensino obrigatório. Uma violencia sem precedentes que obriga as crianças a levantar de noite e a chegar a casa de noite, passar o dia longe da familia, sujeitas, por vezes, ambientes de grande sofrimento psciológico!? Acha que as crianças não trabalham (forçadas) desde tenra idade!? Quantos, dos touros lidados, nem são mortos? »

(Com defensores das touradas como este, quem precisa de bons argumentos para se justificar contra aquilo?)


- « Estão desesperados os "meninos" da animal????Lembrem-se que "O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO",é este o lema dos aficionados. »

(Esta senhora insistia em raciocínios elaborados como este.)


- « Eu acho piada a situações destas... A tourada pode ser violenta, mas nao tou a ver em qué que pode influenciar as crianças, acho que nao se incontram touros por ai ao virar da esquina...hihi... E outra o que dizer do wrestling que passa ao fim de semana de manha na tv... Isso ja nao é violento???? Acho mais facil uma criança aprender coisas prigosas com wrestling do que com uma tourada... Mas enfim é a vida... Quer dizer que nao vai haver tourada este fim de semana...Inté »

(Lindo!)


- « A todos os que defendem esta sentença deviam calar-se e ter vergonha de serem portugueses.Estão a negar a vossa raíz, a vossa cultura.Sou forcado e recuso-me a ler certas coisas que já aqui li. »

(Até os homens do ofício ... vá lá, digam qualquer coisa.)


- « Olhe zorro, a si só lhe digo uma coisa....vá para onde eu agora não digo porque não sou mal educado e formado ... Não seja arrogante e respeite a cultura e tradição do seu país senão mude-se, aliás eu faço-lhe uma sugestão...porque não morre???pelo menos o ar ficava muito mais respirável e os toiros agradeciam, acredite.Pessoas como você devem ser frustradas que não têm mais nada que fazer senão complicar a vida a quem goste e mais grave que isso, já querem mandar na televisão publica que eu, voce e todos pagam.Desapareça e vá para o estrangeiro dizer mal do país que segundo parece deve mesmo ser o seu estilo.(Traidor) »

(Esta é do mesmo forcado. Enfim, já chega.)


Agora, PERGUNTO:

Não notaram um certo tom belicoso nestas palavras?

De onde virá toda esta agressividade?