sábado, 7 de junho de 2008

Os Lepidópteros

Em Abril último foi publicado na revista "Atmospheric Environment" um estudo realizado por cientistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, onde se afirma que a poluição proveniente de centrais de energia e dos automóveis destrói a fragrância das flores e impede a polinização. No mesmo trabalho também se conclui que os efeitos dos poluentes podem ser a explicação para a redução sentida nas populações de insectos polinizadores que se alimentam das flores, como as abelhas, os besouros e as borboletas.

Segundo um dos responsáveis pela investigação «as moléculas aromáticas que produziam as flores num ambiente menos poluído, como há um século, podiam-se estender-se por cerca de mil metros e agora não conseguem ultrapassar os 200 ou 300, a par disto, essas moléculas, que são muito voláteis, fundem-se muito depressa com os poluentes, o que faz com que não se desloquem intactas pois o seu aroma altera-se».

O resultado é um círculo vicioso no qual os insectos polinizadores se deparam com dificuldades para encontrar o seu alimento (néctar) para manter as suas populações e, ao mesmo tempo, as plantas com flor não conseguem a polinização que precisam para se reproduzirem e diversificar.

A partir daqui... não são precisos grandes conhecimentos académicos para perceber as consequências...

Outra vez a costumeira história da nossa acção a contribuir para a redução dos índices de sustentabilidade da vida no planeta. E sempre com uma origem que, à partida (!), parecia tão inofensiva. Mais uma vez...

Para os menos atentos, lembro que os insectos polinizadores têm uma importância ecológica enorme. Está estimado que mais de 2/3 das plantas com flor necessitam desta classe de animais para se reproduzirem. A sua contribuição para a manutenção da biodiversidade e da produção agrícola tem-se manifestado absolutamente crucial (3/4 dos cultivos agrícolas dependem totalmente dos insectos polinizadores, entre os quais estão a maior parte das frutas e hortícolas, oleaginosas e proteaginosas, frutos secos e até o café e o cacau).

Os insectos constituem uma das mais numerosas classes de animais e podemos mesmo dizer que a vida na Terra, tal como a conhecemos, seria forçosamente diferente se não pudéssemos contar com a sua prestação. Entre estes encontram-se as borboletas, polinizadoras por excelência, essenciais para a reprodução e proliferação de muitas plantas com flor. Mas não só, fazem também parte da cadeia alimentar em diversos habitats, servindo de alimento a muitos animais, particularmente aves e mamíferos. São igualmente boas indicadoras da qualidade ambiental, o que significa que um local onde se encontram borboletas em abundância não estará muito afectado por agentes poluentes.

Os nossos sistemas dunares, estuarinos e ribeirinhos, habitats que, pelas condições naturais que ali se desenvolvem, estão protegidos daquele tipo de agressões ambientais (poluição atmosférica), apresentam-se assim como uma importante reserva para a manutenção das populações de insectos, particularmente os lepidópteros (borboletas).

Para testemunhar esse facto, nada melhor que a exposição de uma pequeníssima amostra das espécies de borboletas que (com uma simples máquina fotográfica sem lentes dedicadas – macro) consegui registar nos últimos tempos naquele tipo de ecossistemas, apenas no Litoral Norte:

Borboletas

Família HESPERIIDAE

Carcharodus alceae















Thymelicus sylvestris














Hesperia comma














Ochlodes sylvanus
















Família PAPILIONIDAE

Iphiclides feisthamelii




















































Papilio machaon











































































Família PIERIDAE

Pieris rapae











































Pieris napi






























Pontia daplidice

















































Colias croceus














































Gonepteryx rhamni















Família Lycaenidae

Lycaena phlaeas



























































Callophrys rubi






























Lampides boeticus































































Leptotes pirithous





























Celastrina argiolus





























Aricia cramera



































Polyommatus icarus















Família NYMPHALIDAE

Issoria lathonia

















Boloria selene































Vanessa atalanta

















Vanessa cardui



























































Inachis io



















Euphydryas aurinia
















































Família NYMPHALIDAE Subfamília SATYRINAE

Pararge aegeria

















Lasiommata megera















Coenonympha pamphilus















Pyronia tithonus





























































Pyronia cecilia
















Maniola jurtina














































Hipparchia fidia


















Família SPHINGIDAE

Macroglossum stellatarum
















Disse, acima, que no nosso litoral a poluição atmosférica não constitui um factor de ameaça ambiental especialmente preocupante, contudo, a faixa costeira do nosso País (e em Esposende é sintomático) tem sido a parte do território mais “consumida” para fins imobiliários (mesmo com os graves riscos de erosão que aqui se verificam). A par disto, as cada vez mais raras “pérolas ecológicas” que sobraram, não se encontram livres de outras agressões igualmente consideráveis.

Designadamente, durante o período estival, a falta de educação, civismo e cidadania, a inexistência de sensibilização para os valores ecológicos em presença, o egoísmo e uma panóplia infindável de comportamentos indesejáveis, têm-se traduzido em resultados muitos prejudiciais para o meio ambiente, desde a própria destruição das dunas pelo pisoteio intensivo até à transformação de toda a área numa imensa lixeira com sacos plásticos pendurados e espalhados por todo o lado, passando pelos vestígios de arriscadíssimas fogueiras “piqueniqueiras” que fugiram ao controlo dos criminosos que as atearam, ou pela perturbação ou abate de animais selvagens ou a destruição de ninhos de espécies protegidas…

CUIDADO

As diversas comunidades de seres vivos estabelecem entre si relações de tal forma intrincadas que a própria ciência nunca conseguirá compreender toda a sua complexidade. A experiência vai-nos dizendo que a ausência de um mero «elo nessa cadeia de relações» põe em causa o equilíbrio de todo o ecossistema que o envolve.

É seguro que se continuarmos neste caminho a nossa própria sobrevivência estará colocada em causa.




BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
As borboletas de Portugal, ed. Ernestino Maravalhas; fot. Fernando Romão... [et al.]
PUBLICAÇÃO: [S.l.] : Vento Norte 2003 ( Porto : Multiponto)