sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

REGISTO DE UMA NOVA ESPÉCIE DE CHARADRIIFORME

Família Charadriidae (borrelhos, abibes e tarambolas)
 
Género Pluvialis
 
No território continental nacional ocorrem regularmente duas espécies de tarambolas (género Pluvialis), ambas já registadas no estuário do Cávado: a Tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola), invernante e migrador de passagem localmente comum (*), que desde o início de novembro conta com várias dezenas de indivíduos bem disseminados por toda esta zona húmida, e a Tarambola-dourada (Pluvialis apricaria), invernante pouco comum (*), que está a tardar a chegar (ou a passar).
 
Além destas, em AVES DE PORTUGAL – ORNITOLOGIA DO TERRITÓRIO CONTINENTAL (*), consta que ainda haverá a remota possibilidade de ocorrer no nosso país a Tarambola-dourada-siberiana (Pluvialis fulva) e a Tarambola-dourada-americana ou Batuiruçu (Pluvialis dominica), cujas distribuições globais são assim apresentadas no portal da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN):




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Este dado per si já demonstra a pouca probabilidade destas duas espécies surgirem nesta região do globo. E entre os escassos registos da sua presença em Portugal, apenas há a indicação de uma ocorrência de P. dominica a norte do Cabo Carvoeiro (no estuário do Mondego 02.10.2010 D. Holyoak) (in Raridades Online).
 
Deste modo, quando em ‎14‎ de ‎setembro‎ de ‎2010 observei na margem direita do estuário do Cávado esta ave:




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
presumi meramente que estava perante uma Tarambola-cinzenta em mudança de plumagem estival para invernante e publiquei aqui uma daquelas imagens associando-lhe o nome desta espécie mais comum.
 
Até que recentemente fui contactado por Rafael Matias a corrigir-me a identificação daquela ave. Ou seja, segundo este membro do Comité Português de Raridades, e também de acordo com a insuspeita opinião de João Jara e de Ray Tipper, a foto apresentada corresponde efetivamente a uma Tarambola-dourada-americana.
 
Assinalo, assim, a inscrição da Tarambola-dourada-americana ou Batuiruçu (Pluvialis dominica) na lista das aves do estuário do Cávado e habitats envolventes.
 
Como é óbvio, esta espécie não consta na Lista de Aves referenciadas para o Parque Natural Litoral Norte na respectiva caracterização biológica, nem no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. A UICN atribui-lhe o estatuto de conservação a nível global de «Pouco Preocupante».
 
Na última actualização da lista de aves do distrito de Braga do portal Aves de Portugal, já está mencionada esta ocorrência.
 
Com um atraso superior a um ano, esta observação foi submetida para homologação ao Comité Português de Raridades, tendo-lhe sido atribuído o código CPR J073.


 
(*) Catry P., Costa H., Elias G. & Matias R. 2010. em AVES DE PORTUGAL – ORNITOLOGIA DO TERRITÓRIO CONTINENTAL. Assírio & Alvim, Lisboa.