quarta-feira, 29 de junho de 2011

(Capítulo I - Cakile maritima) FLORA DOS SISTEMAS DUNARES DO LITORAL NORTE

Carqueja-mansa
Cakile maritima L.


FAMÍLIA: Cruciferae






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




 
 
















Características:

É uma planta anual, ou seja, nasce, desenvolve flores e frutos durante uma única estação de crescimento, com duração inferior a um ano, e morre após a reprodução. Pode medir até 40 cm. As flores normalmente são brancas. Caules e folhas suculentas com armazenamento de água e com forte cutícula para evitar as perdas de água por transpiração. Entre todas as plantas pioneiras, esta é a primeira a colonizar as areias a partir da praia. Não suporta a sombra e é uma boa indicadora de fertilidade do solo.


Habitat:

Surge nalgumas praias onde a deposição de detritos orgânicos transportados pelas águas da preia-mar (e. g. algas em decomposição) provoca uma fertilização temporária do substrato (areia nitrificada). Aqui, acumulam grandes quantidades de sedimentos, sendo a principal constituinte do habitat natural denominado «Vegetação anual das zonas de acumulação de detritos pela maré».


Floração:

De Março a Dezembro.


Distribuição e estado de conservação:

É comum desde a Escandinávia até ao Mediterrâneo.


Ameaças:

Uso intensivo das praias durante o Verão por pessoas sem sensibilidade para os valores ecológicos. Limpeza das praias para a época balnear com máquinas. Subida do nível do mar.



Referências bibliográficas e outras (aqui)