quinta-feira, 29 de julho de 2010

EXPEDIÇÃO: Aves Nocturnas e da Serra de S. Mamede

Quando, no início deste mês, o meu estimado amigo Carlos Palma Rio me convidou para o acompanhar até Abrantes e Marvão onde iria gravar mais um programa do imperdível “Natureza Espontânea” da EsposendeTV, - que, obviamente, aceitei de imediato - nem podia imaginar que estava prestes a experimentar duas sessões de fotografia de aves simplesmente arrebatadoras. No entanto, o grande privilégio desta “aventura” foi ter conhecido pessoalmente um dos maiores e mais dedicados talentos da fotografia da natureza, o jovem Carlos Patrício, o seu paciente pai Mário e os quatro avós que nos receberam com autêntica generosidade e cujos esforços e amplos conhecimentos nos possibilitaram alguns registos fotográficos interessantes.

Então, na noite do último dia 20, com uma verdadeira estratégia de equipa preparada ao mais ínfimo pormenor pelo nosso anfitrião, instalamo-nos e deslocamo-nos por entre os olivais de algumas aldeias de Abrantes, onde, por fim, acabei por obter imagens com qualidade aceitável de três espécies de aves nocturnas e que há tanto tempo persigo – as duas primeiras comuns no Litoral Norte e já mencionadas no estudo sobre Ornitologia que aqui apresentei em 2009 e a terceira, com estatuto de vulnerável, mais frequente nas zonas raianas e no sul do nosso país – a saber:

ORDEM STRIGIFORMES

Família Strigidae

Mocho-galego
(Athene noctua)










































































ORDEM CAPRIMULGIFORMES

Família Caprimulgidae

Noitibó-cinzento (Caprimulgus europaeus)




















Noitibó-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis)
























































No dia seguinte, e apesar das poucas horas de descanso, o despertar foi facilitado pela promessa do Carlos Patrício em indicar-nos alguns dos seus melhores hotspots de observação de aves na Serra de S. Mamede. E foi precisamente por terras de Marvão que encontrei a maior concentração de espécies facilmente observáveis e de relevante interesse ecológico deste pequeno mas riquíssimo país, sobretudo no que se refere a aves de rapina raras. Fica aqui uma pequena amostra do que ficou registado em imagem:

ORDEM ACCIPITRIFORMES

Família Accipitridae


Grifo
(Gyps fulvus)




















Águia-cobreira (Circaetus gallicus)






































Águia-de-Bonelli (Hieraaetus fasciatus)







































ORDEM PASSERIFORMES

Família Hirundinidae

Andorinha-das-rochas
(Ptyonoprogne rupestris)







































Família Turdidae

Melro-azul
(Monticola solitarius)







































Família Emberizidae

Cia
(Emberiza cia)